SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63READING PRACTICES IN THE SCHOOL CONTEXT: THE IMPORTANCE OF DIALOGISM IN THE FORMATION OF THE READERANALYSIS OF TEACHING PRACTICE IN HIGHER EDUCATION: SELF-ETHNOGRAPHY AND CRITICAL REFLECTION IN THE CONTEXT OF THE WESTERN AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERNANDES, Maria José da Silva  and  MENDONCA, Sueli Guadelupe de Lima. PIBID-UNESP 2014 A 2016: A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA A PARTIR DE DADOS DE EGRESSOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e47. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14659.

O presente trabalho apresenta resultados de análise dos dados de avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Paulista. A avaliação da implementação de uma ação relacionada com a política pública se faz necessária como método de análise e como possiblidade de redirecionamento e/ou ajustes em sua execução. O olhar para e a partir dos egressos do PIBID/UNESP contribuiu para a avaliação dos percursos dos subprojetos desenvolvidos na universidade, fator estratégico à definição da política institucional para formação de professores. A análise refere-se aos dados coletados por meio de questionário Google Docs enviado a 127 egressos e com retorno de 51 respondentes. A partir das respostas, traçaram-se o perfil e as principais características sobre os egressos do programa entre os anos de 2014 e 2016, além de levantarem-se aspectos relativos à atuação profissional. Os dados evidenciam que elementos importantes do programa foram apropriados na constituição do modo de ser professor. Esses resultados, somados a outros dados institucionais, favoreceram a reflexão acerca do PIBID e da formação de professores na universidade, que, com sua característica multicampi, tem nas licenciaturas um de seus principais pilares de atuação.

Keywords : Formação de Professores; PIBID; Política Educacional; Avaliação; UNESP.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )