SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63PRÁCTICAS DE LECTURA EN EL CONTEXTO ESCOLAR: LA IMPORTANCIA DEL DIALOGISMO EN LA FORMACIÓN DEL LECTORANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR: AUTOETNOGRAFÍA Y REFLEXIÓN CRÍTICA EN EL CONTEXTO DE LA AMAZONÍA OCCIDENTAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FERNANDES, Maria José da Silva  y  MENDONCA, Sueli Guadelupe de Lima. PIBID-UNESP 2014 A 2016: A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA A PARTIR DE DADOS DE EGRESSOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e47. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14659.

O presente trabalho apresenta resultados de análise dos dados de avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Paulista. A avaliação da implementação de uma ação relacionada com a política pública se faz necessária como método de análise e como possiblidade de redirecionamento e/ou ajustes em sua execução. O olhar para e a partir dos egressos do PIBID/UNESP contribuiu para a avaliação dos percursos dos subprojetos desenvolvidos na universidade, fator estratégico à definição da política institucional para formação de professores. A análise refere-se aos dados coletados por meio de questionário Google Docs enviado a 127 egressos e com retorno de 51 respondentes. A partir das respostas, traçaram-se o perfil e as principais características sobre os egressos do programa entre os anos de 2014 e 2016, além de levantarem-se aspectos relativos à atuação profissional. Os dados evidenciam que elementos importantes do programa foram apropriados na constituição do modo de ser professor. Esses resultados, somados a outros dados institucionais, favoreceram a reflexão acerca do PIBID e da formação de professores na universidade, que, com sua característica multicampi, tem nas licenciaturas um de seus principais pilares de atuação.

Palabras clave : Formação de Professores; PIBID; Política Educacional; Avaliação; UNESP.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )