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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CARVALHO FILHO, Josué José de; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  y  SOUZA NETO, Samuel de. ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AUTOETNOGRAFIA E REFLEXÃO CRÍTICA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e46. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13244.

Este trabalho apresenta reflexões sobre a ação pedagógica na educação superior com vistas ao processo de socialização e desenvolvimento profissional, inserindo-se na ideia de desprivatização da prática docente, no sentido de quebrar o modelo historicamente construído do ato privado e isolado de ensinar restrito ao âmbito da sala de aula (COCHRAN-SMITH, 2012). Assim, este estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre a prática profissional docente na educação superior, na formação do professor de Educação Física, em uma Instituição de Educação Superior (IES) na Amazônia. Trata-se de um estudo autoetnográfico, descritivo, de abordagem qualitativa, delineado por quatro etapas e de acordo com os seguintes processos de reflexão crítica: descrever, informar, confrontar e reconstruir (SMYTH, 1992). Com base nos resultados apresentados, evidenciou-se que a análise das práticas nos cursos de formação de professores é uma estratégia formativa e reflexiva importante tendo-se em vista a constituição da identidade docente na educação superior e pautando-se nos saberes da ação pedagógica e das práticas que devem fundamentar e sustentar o processo formativo. Concluímos que essa perspectiva apresenta como implicação a necessidade de uma mudança paradigmática nos processos formativos, os quais devem ser pautados na ação-reflexão-ação (SCHÖN, 2000) nos diferentes campos da formação profissional de professores.

Palabras clave : Análise das Práticas na Educação Física; Autoetnografia; Educação Superior na Amazônia; Saberes Docentes.

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