SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR: AUTOETNOGRAFÍA Y REFLEXIÓN CRÍTICA EN EL CONTEXTO DE LA AMAZONÍA OCCIDENTALALGUNAS REFERENCIAS FILOSÓFICAS RELIGIOSAS DE MIKHAIL BAKHTIN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ALMEIDA, Edwana Nauar  y  ABREU, Waldir Ferreira de. EDUCAÇÃO NO CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: DIVERSIDADE TERRITORIAL EM DEBATE. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e45. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14021.

Este artigo aborda o protagonismo dos movimentos sociais que visam a assegurar o direito à educação das populações rurais em sua luta por espaço político, apontando para políticas de formação de professores que reconheçam as múltiplas territorialidades da Amazônia paraense. Para demonstrar a realidade atual da educação básica nas redes públicas rurais, utilizamos dados extraídos do Censo Escolar (2017) com o objetivo de evidenciar a existência de um abismo entre aqueles que pensam e planejam as políticas públicas educacionais e os que verdadeiramente experimentam os desafios educacionais nessas localidades. Ao analisar os desdobramentos dessas políticas em suas vivências individuais e coletivas de professores e alunos, o artigo conclui que há a necessidade de uma formação inicial e continuada de professores no campo, fundamentada na perspectiva de Educação do Campo com base nas propostas dos movimentos sociais, com suas implicações político-pedagógicas em consonância com as territorialidades desses povos.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação do Campo; Amazônia; Movimentos Sociais do Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )