SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63EDUCACIÓN EN ELCAMPO, EDUCACIÓN DE PROFESORES Y PROTAGONISMO DE MOVIMIENTOS SOCIALES: DIVERSIDAD TERRITORIAL EN DEBATEPOSIBLES REPRESENTACIONES SOBRE LA CIENCIA EN LA LECTURA DE RECORTES DE TEXTOS DE CIENTÍFICOS Y FILÓSOFOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ARENA, Dagoberto Buim. ALGUMAS REFERÊNCIAS FILOSÓFICO-RELIGIOSAS DE MIKHAIL BAKHTIN. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e44. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14380.

Este artigo elege a pesquisa sobre pensamentos religiosos de Bakhtin como tema, uma vez que são pouco comentados no meio acadêmico, tendo sido eles, e não os de natureza política, os responsáveis pela sua prisão. Os objetivos orientam para a relevância da influência de companheiros e de organizações em sua formação religiosa-filosófica e para a contestação de uma declaração do próprio Bakhtin em entrevista a Botcharov de que teria se aproximado do espiritismo. A metodologia consistiu em analisar obras que cuidam de sua vida pessoal, entre as quais as que incluem duas entrevistas concedidas por ele a Botcharov e a Duvakin, as análises de Sériot, de Depretto, de Dennes, de Ollivier, e em confrontar trechos, declarações e informações. Os resultados revelam um Bakhtin formado, desde a juventude até a morte, em movimentos de pensamentos cristãos de um lado e, de outro, de distanciamento dos princípios que alimentam lutas marxistas revolucionárias ou mesmo de princípios contrarrevolucionários. Bakhtin revelou-se apegado à moral cristã, um defensor de preceitos vinculados ao espiritualismo, mas não ao espiritismo.

Palabras clave : Bakhtin; Religiosidade em Bakhtin; Espiritualismo em Bakhtin.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )