SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ALGUMAS REFERÊNCIAS FILOSÓFICO-RELIGIOSAS DE MIKHAIL BAKHTINCONSENSO DE WASHINGTON: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, André Coelho da  e  MORAIS, Wanderson Rodrigues. POSSÍVEIS REPRESENTAÇÕES SOBRE CIÊNCIA NA LEITURA DE RECORTES DE TEXTOS DE CIENTISTAS E FILÓSOFOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e43. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14563.

É comum em nossa sociedade, inclusive em situações escolares, falar-se da ciência como se fosse única. Resultados da produção científica são, muitas vezes, valorizados sem que o modo como foram produzidos seja abordado. Um possível imaginário sobre a existência de um método científico único pode daí derivar. Este artigo parte da constatação da relevância de se questionarem posições que possam valorizar a ciência e o método científico como se fossem únicos, ou seja, posições que não se detêm no caráter multidisciplinar dessa instituição. Buscam-se compreender algumas representações de cientistas e filósofos sobre essa questão, as quais são inferidas na leitura de discursos presentes em recortes de suas produções, sendo esses recortes selecionados tendo-se em vista possíveis reflexões sobre o questionamento apontado. Para o desenvolvimento da leitura, bem como para a noção de representação, apoiamo-nos em princípios e noções da análise de discurso na vertente pecheutiana, principalmente em produções de Eni Orlandi. Nessa vertente, o discurso é considerado efeito de sentidos entre interlocutores. Entre os resultados das análises de discursos presentes nesses recortes destaca-se a corroboração de posições que apontam diferentes maneiras de se produzirem conhecimentos científicos.

Palavras-chave : Leitura; Ciência e Ciências; Recortes de Textos; Representações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )