SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63POSSIBLE REPRESENTATIONS ABOUT SCIENCE IN READING TEXTS’ CLIPPINGS OF SCIENTISTS AND PHILOSOPHERSREFLECTIONS ON EDUCATION AND TEACHING OF ART FROM MARX AND BOURDIEU author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MORAIS, Aurora Maria de; SILVA, Wellem Ribeiro da  and  SILVA, Marco Túllio Brazão. CONSENSO DE WASHINGTON: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e42. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14306.

O objetivo do presente texto é discutir os impactos dos direcionamentos do Consenso de Washington na precarização das condições de trabalho do docente de ensino superior no Brasil. Tal documento foi apresentado como forma de recomendações para a retomada do desenvolvimento das nações periféricas na década de 1990. Depois, transformou-se em exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial para o fornecimento de ajuda aos países em crise, bem como para as renegociações das dívidas externas. Nesse contexto, surgiram diretrizes hegemônicas para a condução das reformas educacionais no Brasil. Medidas governamentais de descapitalização das universidades públicas e de favorecimento à expansão do ensino superior privado, cernes da precarização do trabalho da docência do ensino superior, possuem ligações lógicas com as direções político-econômicas do Consenso de Washington. As análises aqui registradas a partir dessa revisão de literatura não esgotam o tema, mas permitem concluir que há evidências reais de que o Consenso de Washington contribuiu para a precarização do campo de trabalho do ensino superior.

Keywords : Consenso de Washington; Ensino Superior; Precarização; Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )