SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63POSSÍVEIS REPRESENTAÇÕES SOBRE CIÊNCIA NA LEITURA DE RECORTES DE TEXTOS DE CIENTISTAS E FILÓSOFOSREFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO DA ARTE A PARTIR DE MARX E BOURDIEU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MORAIS, Aurora Maria de; SILVA, Wellem Ribeiro da  e  SILVA, Marco Túllio Brazão. CONSENSO DE WASHINGTON: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e42. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14306.

O objetivo do presente texto é discutir os impactos dos direcionamentos do Consenso de Washington na precarização das condições de trabalho do docente de ensino superior no Brasil. Tal documento foi apresentado como forma de recomendações para a retomada do desenvolvimento das nações periféricas na década de 1990. Depois, transformou-se em exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial para o fornecimento de ajuda aos países em crise, bem como para as renegociações das dívidas externas. Nesse contexto, surgiram diretrizes hegemônicas para a condução das reformas educacionais no Brasil. Medidas governamentais de descapitalização das universidades públicas e de favorecimento à expansão do ensino superior privado, cernes da precarização do trabalho da docência do ensino superior, possuem ligações lógicas com as direções político-econômicas do Consenso de Washington. As análises aqui registradas a partir dessa revisão de literatura não esgotam o tema, mas permitem concluir que há evidências reais de que o Consenso de Washington contribuiu para a precarização do campo de trabalho do ensino superior.

Palavras-chave : Consenso de Washington; Ensino Superior; Precarização; Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )