SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63CONSENSO DE WASHINGTON: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILA EDUCAÇÃO COMPARADA E SEUS CAMINHOS NA RBEP DESDE 1944: ENTRE ESPAÇOS, TEMPOS E QUESTÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VIDAL, Fabiana Souto Lima. REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO DA ARTE A PARTIR DE MARX E BOURDIEU. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e14. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13452.

As reflexões teóricas apresentadas no presente artigo foram elaboradas a partir da nossa incursão nos estudos sobre os fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação, mais especificamente do estudo da produção teórica de Pierre Bourdieu e Karl Marx, pensadores importantes na/para a construção de um pensamento crítico. Parte-se da premissa de que as contribuições desses estudiosos são fundamentais para dois grandes campos de conhecimentos, a Educação e o Ensino da Arte, trazendo aporte para se compreenderem o processo histórico e os enfrentamentos sofridos por esses campos, além de pensar processos de fissuras e resistências. O artigo discute também os elementos que dão base para a perspectiva contemporânea na qual o Ensino da Arte se ancora, ao pensar a formação de sujeitos mais humanizados e ao valorizar e inserir nas práticas as diferentes produções intelectuais, culturais, estéticas, artísticas, como não hierárquicas, uma vez que essa perspectiva compreende que diferentes sujeitos, de diferentes contextos e culturas, produzem conhecimentos e podem ser, estar e intervir no mundo de maneira crítica, ativa, artística e estética.

Palavras-chave : Marx; Bourdieu; Educação; Ensino da Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )