SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63REFLECTIONS ON EDUCATION AND TEACHING OF ART FROM MARX AND BOURDIEUABOUT THE COLLECTIVE PEDAGOGIC WORKING HOURS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SILVA, Vivian Batista da  and  LIVERIO, Andressa Oliveira. A EDUCAÇÃO COMPARADA E SEUS CAMINHOS NA RBEP DESDE 1944: ENTRE ESPAÇOS, TEMPOS E QUESTÕES. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e15. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13502.

Este texto examina de que maneira a Educação Comparada é discutida na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em artigos que se utilizaram de questões ou metodologias de análise comparativas. Esse periódico vem circulando desde a década de 1940, reunindo artigos de Educação Comparada com características variadas. Metodologicamente, a pesquisa consistiu no levantamento, organização e análise de mais de 100 artigos ao todo. Entre a década de 1940 e os anos 1970, as referências aos EUA predominaram em textos que mencionaram o país ou alguma cidade, estado ou instituição norte-americana. Dos anos 1980 em diante a tendência foi atentar para outros espaços, sobretudo para a América Latina e Portugal, em artigos que trataram de questões mais atuais. As comparações estiveram presentes em boa parte das páginas da revista, sendo que entre 1944 e 1960 elas apareceram mais do que nos anos 1960 até a década de 1980. Após a diminuição do número de textos de Educação Comparada, entre a década de 1990 e 2015, temos um período marcado pela retomada e crescimento desse tipo de artigo.

Keywords : Educação Comparada; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); Espaçoss, tempos e questões da Educação Comparada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )