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Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Vivian Batista da  e  LIVERIO, Andressa Oliveira. A EDUCAÇÃO COMPARADA E SEUS CAMINHOS NA RBEP DESDE 1944: ENTRE ESPAÇOS, TEMPOS E QUESTÕES. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e15. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13502.

Este texto examina de que maneira a Educação Comparada é discutida na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em artigos que se utilizaram de questões ou metodologias de análise comparativas. Esse periódico vem circulando desde a década de 1940, reunindo artigos de Educação Comparada com características variadas. Metodologicamente, a pesquisa consistiu no levantamento, organização e análise de mais de 100 artigos ao todo. Entre a década de 1940 e os anos 1970, as referências aos EUA predominaram em textos que mencionaram o país ou alguma cidade, estado ou instituição norte-americana. Dos anos 1980 em diante a tendência foi atentar para outros espaços, sobretudo para a América Latina e Portugal, em artigos que trataram de questões mais atuais. As comparações estiveram presentes em boa parte das páginas da revista, sendo que entre 1944 e 1960 elas apareceram mais do que nos anos 1960 até a década de 1980. Após a diminuição do número de textos de Educação Comparada, entre a década de 1990 e 2015, temos um período marcado pela retomada e crescimento desse tipo de artigo.

Palavras-chave : Educação Comparada; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); Espaçoss, tempos e questões da Educação Comparada.

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