SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63THE COMPARATIVE EDUCATION AND ITS PATHS ON THE RBEP SINCE 1944: AMONG SPACES, TIMES AND QUESTIONSBABIES IN THE CULTURE OF THE DAYCARE CENTER: THE PLACE OF CRADELS, DIAPERS, BABY BOTTLES, BABY’S DUMMY AND SCRAP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SANTINI, Marilia Rubino de Oliveira; VEDOVATTO, Dijnane  and  GUARDA, Vanessa Moraes Abdala. SOBRE O HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e16. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13787.

Este artigo aborda a estrutura e organização do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e os processos formativos neles presentes. O objetivo foi discutir as especificidades do HTPC de professores polivalentes e de Educação Física, na rede municipal de Piracicaba/SP. A metodologia, de natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevistas e questionários. A partir dessas análises, defende-se que o professor da escola fundamental receba formação que possibilite avançar as suas práticas pedagógicas além do processo de leitura, escrita e conhecimentos lógico-matemáticos. Percebeu-se a necessidade de troca de experiências e valorização dos saberes docentes na formação continuada, contemplando-se, assim, os aspectos essenciais que definem a formação crítico-reflexiva.

Keywords : Formação Continuada; Processos Formativos; Saberes Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )