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Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CONCEICAO, Caroline Machado Cortelini. OS BEBÊS NA CULTURA DE CRECHE: O LUGAR DE BERÇOS, FRALDAS, MAMADEIRAS, CHUPETAS E SUCATAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e17. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13407.

O texto tematiza a constituição de uma cultura de creche, explicitando singularidades da presença de bebês e crianças bem pequenas nesses espaços. Analisa práticas de atendimento em creches, buscando compreender como se operou o processo de institucionalização de bebês e crianças bem pequenas na década de 1980, período demarcado pela expansão da educação infantil no Brasil. Utiliza a análise documental e a história oral, via depoimentos de profissionais das creches e gestores. Segue uma perspectiva interdisciplinar, intercambiando história cultural e sociologia da infância. A cultura de creche delimita-se a partir de alguns contornos que a diferenciam da cultura escolar. O lugar social constituído para bebês e crianças bem pequenas no processo de institucionalização de creches pode ser simbolizado por berços, fraldas, mamadeiras, chupetas e sucatas e caracterizado como um lugar heterogêneo, múltiplo, expressando ao mesmo tempo uma política conformadora de corpos e uma cultura do encontro.

Palavras-chave : Cultura de Creche; Bebês; Educação Infantil; História.

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