SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LOS BEBÉS EN LA CULTURA DE GUARDERÍA: AMBIENTE DE CUNAS, PAÑALES, BIBERÓN, CHUPETE Y CHATARRASPOLÍTICAS DE INCLUSIÓN EN LA EDUCACIÓN: DEBATIENDO LA IMPORTANCIA DE CAPACITAR A LOS ADMINISTRADORES PARA LA DIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

AZEVEDO, Amanda Bersacula. DIFICULDADES DA OPERACIONALIZAÇÃO DO ECA: AS LEIS PODEM SER ESTIGMATIZADAS?. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e18. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13680.

Esse artigo aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no espaço escolar. Elabora um esboço sobre a trajetória histórica pretérita ao ECA (Lei 8.069/90), sobre os movimentos sociais que deram origem a essa Lei e como o Estatuto se tornou um instrumento legal de proteção integral, diferente do Código de Menores de 1979. Expõe sobre o conceito de Estigma de Erving Goffman, e traz uma proposta para além de Goffman: como a sociedade pode estigmatizar para além de indivíduos, tentando fazer uma unidade dialética entre a teoria de Goffman e a experiência de estágio que culminou em uma pesquisa de campo em um Colégio Estadual no noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Como metodologia, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e qualitativas aos docentes que atuam na escola. Identificou-se que há um desconhecimento da Lei, assim como uma percepção “estigmatizante” que dificulta uma maior proximidade com o ECA. Discute, numa proposta provisória, as possibilidades de intervenções de Assistentes Sociais no âmbito escolar como via de enfrentamento da estigmatização do ECA.

Palabras clave : Estatuto da Criança e do Adolescente; Estigma; Serviço Social na Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )