SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63DIFFICULTIES OF THE OPERATION OF THE ECA: CAN THE LAWS BE STIGMATIZED?PUBLIC POLICIES OF GENDER AND SEXUALITY IN EDUCATION: BRIEF ANALYSIS OF THE "GENDER IDEOLOGY" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SANTOS, Mônica Pereira dos  and  SENNA, Manoella. POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE GESTORES PARA A DIVERSIDADE. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e19. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13642.

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir, com base na perspectiva omnilética (SANTOS, 2013), os sentidos das legislações relativas ao tema da inclusão social, capturados por meio de levantamento exploratório no site do Senado Federal brasileiro, e, dentro disso, da inclusão em educação. Para tanto, apresenta uma pesquisa desenvolvida em parceria com uma Gerência de Educação no município do Rio de Janeiro entre os anos de 2014 e 2017, cuja metodologia foi qualitativa do tipo pesquisa-ação e que teve como foco a formação continuada de sua equipe de gestores e a autorrevisão de culturas, políticas e práticas de inclusão em educação. Discute os dados concernentes às concepções de inclusão em educação dos gestores participantes da pesquisa em um diálogo com os resultados do levantamento exploratório, que demonstrou uma concepção ainda estrita sobre o processo de inclusão, porque focalizada, majoritariamente, nos grupos de pessoas com deficiência. Sem deixar de reconhecer a importância desse movimento à emancipação das pessoas com deficiência brasileiras, o artigo argumenta acerca da importância do investimento em formação continuada de gestores da educação no que tange aos processos de inclusão/exclusão de todos na escola.

Keywords : Políticas de Inclusão; Perspectiva Omnilética; Formação de Gestores Educacionais; Inclusão em Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )