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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SANTOS, Elza Ferreira; SANTOS, Ieda Fraga  y  NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PRESENÇA DAS MULHERES. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13561.

Por meio da Resolução nº 6/12, as atuais Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio apontam o reconhecimento das identidades de gênero como um dos princípios que norteiam os cursos técnicos. Esse reconhecimento alicerçou a pesquisa que se desenvolveu no Instituto Federal de Sergipe (IFS), entre os anos 2017 e 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda as relações de gênero na educação profissional e tecnológica. Para sua realização, contou-se com o aporte teórico dos estudos acerca da educação profissional, relações de gênero e divisão sexual do trabalho. No IFS, o número de mulheres nos cursos integrados na área de Indústria e de Informática ainda é pequeno, mas sinaliza contestação aos preconceitos de gênero. Há necessidade, pois, de realizar ações em prol da igualdade entre homens e mulheres.

Palabras clave : Educação Profissional; Gênero; Divisão Sexual do Trabalho.

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