SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PRESENÇA DAS MULHERESPOLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS PRESENTES NO PNAIC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BUENO, Melina Brandt  e  CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e23. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13970.

O estudo teve como objetivo geral analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar e as implicações na prática pedagógica junto ao público-alvo da educação especial (PAEE), no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e, como objetivos específicos, descrever as concepções de professores da EJA e caracterizar a organização e a atuação docente com um aluno PAEE. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo por meio de observação, questionário e entrevista junto a seis professores atuantes em uma sala de aula com a matrícula de um aluno com autismo. Os resultados indicam que, embora considerem válida a inclusão, os professores não se posicionam como sujeitos envolvidos nesse processo, havendo a indicação de necessidades formativas e de dificuldades relacionadas com a interação. Considera-se relevante a realização de estudos que contemplem outros aspectos relacionados à prática de professores na EJA junto ao PAEE, abrangendo a articulação do professor de educação especial e a possibilidade de colaboração entre esses professores.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )