SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63POLÍTICAS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN: LOS REFERENCIAL TEÓRICOS PRESENTES EN EL PNAICCAMINOS METODOLÓGICOS POSIBLES EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN LETRAS: METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA DISCIPLINA DE SINTAXIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FELICIO, Helena Maria dos Santos  y  GOMES, Claudia. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: MOTIVAÇÕES, POSITIVIDADES E FRAGILIDADES DO PIBID EM MINAS GERAIS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e25. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13425.

Este trabalho analisa as motivações de licenciandos para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e identifica positividades e fragilidades dele na perspectiva de 770 bolsistas, em Minas Gerais. Este estudo descritivo-exploratório, estruturado a partir de informações recolhidas por instrumento online, aponta que os aspectos relacionados com a prática docente, o recebimento da bolsa, e o desenvolvimento de pesquisas apresentam-se como as principais motivações para a participação no programa. As positividades e fragilidades permitem inferir que o programa não pode se caracterizar como um espaço autônomo, mas que deve possibilitar reflexões nos cursos de licenciaturas a fim de que os mesmos revejam seus currículos e se afirmem enquanto lócus central da formação de professores.

Palabras clave : Formação de Professores; PIBID; Espaço formativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )