SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63INITIAL TEACHER TRAINING: MOTIVATIONS, POSITIVE POINTS AND WEAKNESSES OF TISIP IN MINAS GERAISTEACHER TRAINING: ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES FOR HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MELLO, Adriene Ferreira de; CAETANO, Joane Marieli Pereira  and  SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. CAMINHOS METODOLÓGICOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS: METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE SINTAXE. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e26. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13803.

O artigo tematiza o ensino de Língua Portuguesa (LP) nos cursos de licenciatura, dando ênfase aos conteúdos gramaticais, em uma perspectiva atual, a fim de analisar caminhos metodológicos possíveis para abordagens ativas em torno da disciplina de Sintaxe. Como objetivos específicos, busca-se: (i) apresentar um breve panorama sobre o ensino de gramática na formação do professor de língua portuguesa; (ii) apontar contribuições das metodologias ativas (MAs) para o processo de ensino-aprendizagem; e (iii) apresentar uma proposta didática idealizada com base no uso das MAs como alternativas pedagógicas relevantes e significativas para o trabalho com conteúdos gramaticais em nível superior. Justifica-se esta pesquisa pelas discussões atuais envolvendo o despreparo dos docentes para o trabalho com gramática nas salas de aula e, ainda, pelo destaque que as MAs têm ganhado no contexto educacional. Assim, este trabalho se utiliza de uma metodologia de caráter bibliográfico, contando com o aporte teórico de autores como Antunes (2003), Geraldi (2001), Moran (2018) e Luckesi (2011). Como resultado, apresenta-se a sugestão metodológica visando a sistematizar todas as discussões realizadas ao longo deste estudo.

Keywords : Ensino de Gramática; Metodologias Ativas; Formação Docente; Sintaxe; Letras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )