SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63"FALTA TIEMPO, TIENES QUE CORRER": EL TIEMPO EN ÉPOCA CONTEMPORÁNEA Y SU DISEÑO EN EL CONTEXTO ESCOLARLA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y LA EDUCACIÓN ESTÉTICA: UN PROCESO EDUCATIVO PARA SOSTENIBILIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de; ALMEIDA, Fernando José de  y  FERNANDES JUNIOR, Alvaro Martins. A TELEVISÃO PÚBLICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS SÉCULOS XX E XXI: ESCOLA 2.0. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e2.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11851.

Entre as invenções mais importantes do século XX, figura a televisão, e a programação de sua grade exerce forte influência no cotidiano das pessoas, especialmente nos aspectos da formação das atitudes, dos valores e dos comportamentos humanos. Esta pesquisa teve por intenção analisar o Programa “Escola 2.0”, idealizado pela TV Cultura. A pesquisa tem como escopo averiguar as mensagens veiculadas e foi embasada em três diretrizes: as linguagens do programa, os seus conteúdos gerais e os seus conteúdos escolares. Com o olhar nas categorias elencadas no objetivo deste trabalho, “Construção de Conhecimento” e “Aprendizagem de Valores”, foram eleitas cinco subcategorias que traduzem a preocupação com a qualidade da educação, sendo elas: “Currículo”, “Tecnologia” e “Integração de Saberes” e “Diálogo” e “Liberdade”.

Palabras clave : Televisão Pública; Escola Pública; Currículo escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )