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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

DOLCI, Luciana Netto  y  PEREIRA, Alexandre Macedo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM PROCESSO EDUCATIVO PARA A SUSTENTABILIDADE. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e3.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12349.

Este artigo tem o objetivo de promover um diálogo entre a educação ambiental e a educação estética a partir de uma visão crítica e emancipatória, com o intuito de problematizar o conceito de sustentabilidade que se faz presente em nosso contexto social. Nessa discussão, esclarecemos a concepção de desenvolvimento sustentável, elegendo a conceituação de sustentabilidade significativa que se contrapõe a lógica capitalista. A metodologia consiste em apresentar os conceitos de educação ambiental, educação estética e sustentabilidade com o intuito de analisar as aproximações conceituais e compreender possíveis caminhos para que efetivamente se atinja uma educação humanizadora. Os resultados evidenciaram que a educação estética e a educação ambiental são significativamente importantes na formação humana que, ao serem estimuladas, no contexto educativo podem contribuir no desenvolvimento humano em sua totalidade. Enfatizamos a necessidade de emancipação dos sentidos e, nesse processo, a educação estética e a educação ambiental podem ter um papel central.

Palabras clave : Sustentabilidade; Educação estética; Educação Ambiental.

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