SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63ENVIRONMENTAL EDUCATION AND AESTHETIC EDUCATION: AN EDUCATIONAL PROCESS FOR SUSTAINABILITYPHILOSOPHY CLASS AS CONCEPTUAL CREATION AND CONCEPTUAL LABORATORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BASTOS, César Augusto Rangel  and  ALMEIDA, Gustavo de Oliveira. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DO PERCURSO COGNITIVO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e4.  Epub July 07, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12950.

O uso de simuladores e aplicativos customizados para o uso educativo abre novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das mais variadas disciplinas, através de interações mediadas pelo computador (Buzato, 2006). Nesse contexto, professores estão desenvolvendo material digital considerando essa poderosa ferramenta. O uso de aplicativos e simuladores educacionais tem aumentado significativamente com a difusão da internet nas escolas. No entanto, a avaliação da efetividade desses aplicativos é complexa e incipiente (Barroso, Felipe e Silva, 2006). Este artigo apresenta uma proposta de avaliação da usabilidade de interface para uso de simuladores com alunos do ensino básico utilizando uma versão customizada do PSSUQ, com uma avaliação pelo método do percurso cognitivo (Wharton, Rieman, Lewis e Polson, 1990). A interface escolhida foi o simulador de pêndulo simples - parte do pacote de simulações PhET. Os resultados apontaram usabilidade satisfatória do aplicativo, embora algumas limitações e dificuldades de usabilidade tenham sido encontradas. Sugestões para aplicações, pesquisas futuras e recomendações são apresentadas.

Keywords : Percurso cognitivo; Avaliação de ferramentas educacionais; Simuladores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )