SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y LA EDUCACIÓN ESTÉTICA: UN PROCESO EDUCATIVO PARA SOSTENIBILIDADLA CLASE DE FILOSOFÍA COMO CREACIÓN CONCEPTUAL Y LABORATORIO CONCEPTUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BASTOS, César Augusto Rangel  y  ALMEIDA, Gustavo de Oliveira. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DO PERCURSO COGNITIVO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e4.  Epub 07-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12950.

O uso de simuladores e aplicativos customizados para o uso educativo abre novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das mais variadas disciplinas, através de interações mediadas pelo computador (Buzato, 2006). Nesse contexto, professores estão desenvolvendo material digital considerando essa poderosa ferramenta. O uso de aplicativos e simuladores educacionais tem aumentado significativamente com a difusão da internet nas escolas. No entanto, a avaliação da efetividade desses aplicativos é complexa e incipiente (Barroso, Felipe e Silva, 2006). Este artigo apresenta uma proposta de avaliação da usabilidade de interface para uso de simuladores com alunos do ensino básico utilizando uma versão customizada do PSSUQ, com uma avaliação pelo método do percurso cognitivo (Wharton, Rieman, Lewis e Polson, 1990). A interface escolhida foi o simulador de pêndulo simples - parte do pacote de simulações PhET. Os resultados apontaram usabilidade satisfatória do aplicativo, embora algumas limitações e dificuldades de usabilidade tenham sido encontradas. Sugestões para aplicações, pesquisas futuras e recomendações são apresentadas.

Palabras clave : Percurso cognitivo; Avaliação de ferramentas educacionais; Simuladores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )