SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM PROCESSO EDUCATIVO PARA A SUSTENTABILIDADEA AULA DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO CONCEITUAL E LABORATÓRIO CONCEITUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BASTOS, César Augusto Rangel  e  ALMEIDA, Gustavo de Oliveira. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DO PERCURSO COGNITIVO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e4.  Epub 07-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12950.

O uso de simuladores e aplicativos customizados para o uso educativo abre novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das mais variadas disciplinas, através de interações mediadas pelo computador (Buzato, 2006). Nesse contexto, professores estão desenvolvendo material digital considerando essa poderosa ferramenta. O uso de aplicativos e simuladores educacionais tem aumentado significativamente com a difusão da internet nas escolas. No entanto, a avaliação da efetividade desses aplicativos é complexa e incipiente (Barroso, Felipe e Silva, 2006). Este artigo apresenta uma proposta de avaliação da usabilidade de interface para uso de simuladores com alunos do ensino básico utilizando uma versão customizada do PSSUQ, com uma avaliação pelo método do percurso cognitivo (Wharton, Rieman, Lewis e Polson, 1990). A interface escolhida foi o simulador de pêndulo simples - parte do pacote de simulações PhET. Os resultados apontaram usabilidade satisfatória do aplicativo, embora algumas limitações e dificuldades de usabilidade tenham sido encontradas. Sugestões para aplicações, pesquisas futuras e recomendações são apresentadas.

Palavras-chave : Percurso cognitivo; Avaliação de ferramentas educacionais; Simuladores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )