SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63USABILITY EVALUATION OF SIMULATORS FOR TEACHING PHYSICS: APPLICATION OF COGNITIVE WALKTHROUGH METHODEVALUATION OF AN APP THAT THEMATIZES PHILOSOPHY CONTENTS AND ITS RELATIONSHIPS WITH TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  and  ALVES, Mauricio Silva. A AULA DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO CONCEITUAL E LABORATÓRIO CONCEITUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e5.  Epub July 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13474.

Este artigo tematiza a aula de Filosofia como momento oportuno para uma criação conceitual na perspectiva de Deleuze e Guattari (2010) e como laboratório conceitual na perspectiva de Carrilho (1987). O enfoque teórico adotado aponta no sentido de um ensino de Filosofia como experiência filosófica, distanciando-se de um ensino meramente enciclopédico e doutrinário. O objetivo é, assim, evidenciar as contribuições dos autores já citados para o ensino de Filosofia que proporcione ao estudante um relacionar da Filosofia com a experiência cotidiana. Os resultados desta pesquisa bibliográfica destacam a importância de considerar-se a aula como laboratório conceitual em que o estudante pode relacionar os conceitos filosóficos da tradição com os problemas da sociedade contemporânea em que está inserido.

Keywords : Filosofia; Laboratório conceitual; Experiência filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )