SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63EVALUACIÓN DE USABILIDAD DE SIMULADORES EN LA ENSEÑANZA DE FÍSICA: APLICACIÓN DEL MÉTODO DEL RECORRIDO COGNITIVOEVALUACIÓN DE UN APLICACIÓN QUE TRABAJA CONTENIDOS DE FILOSOFÍA Y SUS RELACIONES CON LA ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  y  ALVES, Mauricio Silva. A AULA DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO CONCEITUAL E LABORATÓRIO CONCEITUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e5.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13474.

Este artigo tematiza a aula de Filosofia como momento oportuno para uma criação conceitual na perspectiva de Deleuze e Guattari (2010) e como laboratório conceitual na perspectiva de Carrilho (1987). O enfoque teórico adotado aponta no sentido de um ensino de Filosofia como experiência filosófica, distanciando-se de um ensino meramente enciclopédico e doutrinário. O objetivo é, assim, evidenciar as contribuições dos autores já citados para o ensino de Filosofia que proporcione ao estudante um relacionar da Filosofia com a experiência cotidiana. Os resultados desta pesquisa bibliográfica destacam a importância de considerar-se a aula como laboratório conceitual em que o estudante pode relacionar os conceitos filosóficos da tradição com os problemas da sociedade contemporânea em que está inserido.

Palabras clave : Filosofia; Laboratório conceitual; Experiência filosófica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )