SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LA CLASE DE FILOSOFÍA COMO CREACIÓN CONCEPTUAL Y LABORATORIO CONCEPTUALCOMUNICACIÓN ORAL Y ESCRITA EN EL CURSO DE CONTABILIDAD: EXPERIENCIA EN LA ENSEÑANZA Y EN EL APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

HANAUER, Marcelo José; FUMACO, Claudia  y  ABEGG, Ilse. AVALIAÇÃO DE APLICATIVO QUE TRABALHA CONTEÚDOS DE FILOSOFIA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e6. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12849.

O objetivo deste trabalho consiste em avaliar as condições técnicas e as potencialidades didático-metodológicas do aplicativo Quiz Filosófico, o qual foi desenvolvido para smartphone e tematiza conteúdos da história da filosofia, para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de filosofia no âmbito do Ensino Médio. Através de uma revisão da literatura, busca-se descrever as características e potencialidades deste aplicativo e a percepção de sua possível aplicabilidade, ou não, na perspectiva da escolarização de nível médio. Como conclusão, destacamos que este recurso digital apresenta limitações de conteúdo filosófico e talvez não seja um recurso essencial para apoiar o desenvolvimento da experiência primordial do filosofar com estudantes do Ensino Médio em sala de aula, embora possa servir para atividades extraclasse.

Palabras clave : Aprendizagem móvel; Smartphone; Ensino de Filosofia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )