SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ESCUELA DE LA FAMILIA, BECA UNIVERSIDAD Y LA ACTUACIÓN DE LAS INSTITUCIONES DE ENSEÑANZA SUPERIORPOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONALES: LAS INVERSIONES EN EL CURSO PRESELECTIVIDAD “UNIVERSIDAD PARA TODOS” DE BAHIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ANDRADE, Ana Paula Rangel de; LUMBRERAS, Marlúcia Junger  y  MATTA, Ludmila Gonçalves da. EM TEMPOS DE REPRODUÇÃO SOCIAL É PRECISO “FAZER-SE” OPORTUNIDADE. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e9.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13578.

O artigo trata do papel da educação escolar em um cenário marcado por contradições. Por um lado, pratica-se uma educação de padrões reprodutores, por outro defende-se uma educação transformadora em que a aprendizagem é contínua, flexível e com significado para o indivíduo. Nesse contexto, o objetivo do artigo é discutir o papel da educação escolar tendo como referências principais: Bourdieu, na ótica da reprodução social, e Pedro Demo, com enfoque no desenvolvimento humano e no combate à pobreza política. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a partir da perspectiva teórica desses dois autores. Acrescenta-se ainda a relação da educação escolar com o trabalho, abordada por meio de uma pesquisa feita com trabalhadores da indústria petrolífera. Questionamentos são feitos no sentido de elucidar expressões que já ficaram banalizadas em discursos políticos como: “É preciso investir em educação”. Demo sugere uma educação emancipatória, de teor estratégico que esteja comprometida com a formação. O país mantém, atualmente, quadros elevados de desemprego e é necessário que se reflita sobre questões como as tratadas neste texto para “fazer-se” oportunidade.

Palabras clave : Educação; Reprodução Social; Desenvolvimento Humano; Mercado de Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )