SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63IN TIMES OF SOCIAL REPRODUCTION, IT I NECESSARY TO CREATE OPPORTUNITIESEDUCATIONAL PRACTICES OF THE LIBRARY CONTRIBUTING TO THE INFORMATION LITERACY OF PROEJA STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SOUSA, Erivan Coqueiro  and  NUNES, Claudio Pinto. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS INVESTIMENTOS NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS DA BAHIA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e10.  Epub July 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13615.

O presente artigo faz uma análise do orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo do estado da Bahia para o projeto do curso Pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT), de 2016 a 2018. Também é feito um paralelo do citado orçamento com a quantidade de vagas ofertadas pelo projeto no mesmo período, conforme a previsão dos editais de seleção para cursistas. O curso UPT pretende capacitar os alunos concluintes e/ou egressos do ensino médio da rede pública da Bahia, visando elevar a competitividade dos mesmos para concorrerem emprocessos seletivos de acesso ao nível superior e, consequentemente, conseguirem a aprovação. Neste sentido, ocorre a contextualização das políticas públicas educacionais e a discussão sobre a lei que criou o projeto em evidência. É adotada, neste estudo, a perspectiva metodológica da revisão bibliográfica sobre o tema e análise documental, perante análise de dados quantitativos presentes na LOA e nos editais de seleção para cursistas do projeto. Os resultados demonstram que os investimentos são significativos, mesmo com contenção de gastos, e milhares de pessoas são beneficiadas todos os anos.

Keywords : Políticas públicas; Orçamento; Pré-vestibular; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )