SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63EDUCATIONAL PUBLIC POLICY: INVESTMENTS IN THE COLLEGE ENTRANCE EXAM PREPARATION COURSE “UNIVERSITY FOR ALL” IN BAHIAGEOGRAPHY TEACHER TRAINNING FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION: CONJUNCTURE AND CHALLENGES TO PEDAGOGICAL PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MARTINS FILHO, Lourival José  and  ANDRADE, Sônia Iraína Roque. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA BIBLIOTECA CONTRIBUINDO COM A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS ALUNOS DO PROEJA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e11.  Epub July 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11201.

O presente artigo procura refletir sobre o papel da biblioteca no desenvolvimento de competências informacionais dos alunos. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) pode contribuir para a formação das pessoas que historicamente foram excluídas do processo educacional. Entende-se que a biblioteca é um local privilegiado de troca de experiências e socialização de saberes. Assim, a discussão será norteada por pressupostos teóricos baseados nas práticas educativas realizadas na biblioteca. Destaca-se a importância da estrutura e de ações desenvolvidas na biblioteca enquanto espaço fundamental no processo de aprendizagem das pessoas em uma sociedade em constante transformação. O estudo revela que a biblioteca tem um grande desafio, que é o de atrair os alunos do Proeja para seus espaços, e para tal, faz-se necessário elaborar estratégias que possibilitem a todos tornarem-se interagentes e usuários reais dos serviços oferecidos.

Keywords : Biblioteca; Competência Informacional; Proeja.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )