SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONALES: LAS INVERSIONES EN EL CURSO PRESELECTIVIDAD “UNIVERSIDAD PARA TODOS” DE BAHIAFORMACIÓN DE PROFESORES DE GEOGRAFÍA PARA EJA: ESCENARIOS Y DESAFÍOS PARA LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MARTINS FILHO, Lourival José  y  ANDRADE, Sônia Iraína Roque. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA BIBLIOTECA CONTRIBUINDO COM A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS ALUNOS DO PROEJA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e11.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11201.

O presente artigo procura refletir sobre o papel da biblioteca no desenvolvimento de competências informacionais dos alunos. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) pode contribuir para a formação das pessoas que historicamente foram excluídas do processo educacional. Entende-se que a biblioteca é um local privilegiado de troca de experiências e socialização de saberes. Assim, a discussão será norteada por pressupostos teóricos baseados nas práticas educativas realizadas na biblioteca. Destaca-se a importância da estrutura e de ações desenvolvidas na biblioteca enquanto espaço fundamental no processo de aprendizagem das pessoas em uma sociedade em constante transformação. O estudo revela que a biblioteca tem um grande desafio, que é o de atrair os alunos do Proeja para seus espaços, e para tal, faz-se necessário elaborar estratégias que possibilitem a todos tornarem-se interagentes e usuários reais dos serviços oferecidos.

Palabras clave : Biblioteca; Competência Informacional; Proeja.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )