SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA BIBLIOTECA CONTRIBUINDO COM A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS ALUNOS DO PROEJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MAIA, Humberto Cordeiro Araujo  e  MAIA, Diego Correa. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA A EJA: CENÁRIOS E DESAFIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e12.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13880.

A formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA tem sido alvo de discussões nas mais diversas instâncias. Nesta perspectiva, evidencia-se a necessidade de compreender, antes de qualquer coisa, como esse processo tem se efetivado no contexto educacional, sobretudo pela formação de professores de Geografia para essa modalidade de ensino. Este artigo objetiva debater e apresentar concepções e percepções sobre a formação em Geografia para a Educação de Jovens e Adultos e suas implicações nas práticas pedagógicas direcionadas a esta modalidade de ensino. A partir de pesquisa realizada no curso de Mestrado, surgem algumas inquietações, em que, além de outras questões, notou-se a existência de “ritos de passagem”, caracterizados pelo processo de tornar-se professor da EJA e seus desdobramentos na prática pedagógica em Geografia. Entende-se que a presente proposta é considerada metodologicamente bibliográfica, a partir da abordagem qualitativa. Nesse sentido, destacamos que, apesar da existência dos referidos ritos de passagem, além das mais diversas características que os compõem, evidenciamos, também, a permanência e desenvolvimento de práticas pedagógicas que não atendem às especificidades do ensinar e aprender Geografia na Educação de Jovens e Adultos. Ainda, apontamos a necessidade de um olhar mais direcionado à modalidade EJA nos cursos de licenciatura em Geografia, objetivando uma maior articulação e integração entre as demandas dos estudantes e a atuação do professor de Geografia na referida modalidade.

Palavras-chave : Formação de professores de Geografia; Educação de Jovens e Adultos; Ritos de passagem; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )