SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63PENSAMIENTO CRÍTICO Y EL RETO DE SU EVALUACIÓNCOMPETENCIAS DOCENTES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ¿QUÉ INDICA LA LITERATURA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Ema Patrícia  y  LEVINDO, Adriana dos Santos. BEM-ESTAR SUBJETIVO E FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO POSITIVO AO LONGO DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e31. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14705.

A transição e adaptação ao Ensino Superior (ES) é geralmente acompanhada por novos desafios e exigências na vida dos estudantes, que poderão afetar o seu bem-estar e desempenho académico. O objetivo principal deste estudo longitudinal é analisar o bem-estar subjetivo e o funcionamento psicológico positivo dos estudantes ao longo do seu percurso inicial no ES. Para o efeito, 137 estudantes de licenciatura responderam a três questionários em dois momentos distintos, com um ano de intervalo entre ambos: a Satisfaction With Life Scale, a Positive and Negative Affect Schedule e a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo. Os resultados na amostra global não revelaram diferenças significativas entre os dois momentos, contudo verificaram-se pontuações menos favoráveis na passagem do 1º para o 2º ano, comparativamente com a passagem do 2º para o 3º ano. Além disso, no 2º momento de recolha de dados, o grupo de estudantes deslocados da sua residência mostrou uma melhor satisfação com a vida. Em conclusão, as instituições educativas devem prestar atenção a alguns grupos de estudantes em maior risco, implementando medidas de apoio à sua integração e adaptação ao ES.

Palabras clave : Bem-estar; Satisfação com a vida; Funcionamento psicológico positivo; Adaptação ao ensino superior; Estudo longitudinal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )