SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63SUBJECTIVE WELL-BEING AND POSITIVE PSYCHOLOGICAL FUNCTIONING THROUGHOUT THE FIRST YEARS OF HIGHER EDUCATIONPERCEPTION OF AUTONOMY GAINS IN NURSING STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RUIZ-MELERO, María José et al. COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: O QUE NOS DIZ A LITERATURA?. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e32. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14707.

O novo modelo de universidade inspirado nos princípios do espaço europeu de ensino superior pressupõe uma mudança nos papéis do professor, que passa de transmissor a facilitador das aprendizagens, e assumindo o estudante o papel protagonista do processo educativo. Isso requer a incorporação de um enfoque nas competências a desenvolver na formação universitária, ao considerar que levar a cabo um ensino de qualidade implica que os professores no ensino superior devam ter competências pessoais, formativas, investigativas e pedagógicas que lhes permitam desempenhar a função docente de modo eficaz. Assim, este texto tem como objetivo a identificação das competências pedagógicas mais relevantes para favorecer o desenvolvimento de habilidades, valores e aptidões profissionais e pessoais nos estudantes, com o objetivo de que estes possam fazer face às diferentes situações que irão enfrentar no seu futuro trabalho profissional e melhorar a sua empregabilidade no mercado laboral. Para isso realizamos uma revisão de literatura em níveis nacional e internacional para poder planear o desenho de um instrumento em função das competências mais relevantes extraídas desta revisão: 1) conhecer e compreender; 2) saber fazer e 3) saber ser.

Keywords : Educação Superior; Competências Docentes; Competências Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )