SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63BIENESTAR SUBJETIVO Y FUNCIONAMIENTO PSICOLÓGICO POSITIVO A LO LARGO DE LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN SUPERIORPERCEPCIÓN DE LAS GANANCIAS DE AUTONOMÍA EN ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

RUIZ-MELERO, María José et al. COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: O QUE NOS DIZ A LITERATURA?. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e32. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14707.

O novo modelo de universidade inspirado nos princípios do espaço europeu de ensino superior pressupõe uma mudança nos papéis do professor, que passa de transmissor a facilitador das aprendizagens, e assumindo o estudante o papel protagonista do processo educativo. Isso requer a incorporação de um enfoque nas competências a desenvolver na formação universitária, ao considerar que levar a cabo um ensino de qualidade implica que os professores no ensino superior devam ter competências pessoais, formativas, investigativas e pedagógicas que lhes permitam desempenhar a função docente de modo eficaz. Assim, este texto tem como objetivo a identificação das competências pedagógicas mais relevantes para favorecer o desenvolvimento de habilidades, valores e aptidões profissionais e pessoais nos estudantes, com o objetivo de que estes possam fazer face às diferentes situações que irão enfrentar no seu futuro trabalho profissional e melhorar a sua empregabilidade no mercado laboral. Para isso realizamos uma revisão de literatura em níveis nacional e internacional para poder planear o desenho de um instrumento em função das competências mais relevantes extraídas desta revisão: 1) conhecer e compreender; 2) saber fazer e 3) saber ser.

Palabras clave : Educação Superior; Competências Docentes; Competências Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )