SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63TEACHING COMPETENCIES IN HIGHER EDUCATION: WHAT DOES THE LITERATURE TELL US?ACADEMIC SATISFACTION OF UNIVERSITY STUDENTS: CONSTRUCTION OF AN EVALUATION SCALE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERREIRA, Maria Augusta; FERREIRA, António Gomes  and  FERREIRA, Joaquim Armando. PERCEÇÃO DE GANHOS DE AUTONOMIA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e33. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14703.

O ensino superior não deve ignorar que deve pensar-se como integrando um sistema educativo e que, como tal, deve abarcar um amplo conjunto de aspetos que influenciam não só o desenvolvimento pessoal e social do aluno mas, também, o desenvolvimento global da sociedade, que obviamente, depende dos conhecimentos científicos e técnicos mas igualmente da qualidade do desenvolvimento psicossocial dos que frequentam as instituições universitárias ou equivalentes. A presente investigação pretende dar um contributo para a compreensão de uma das dimensões do desenvolvimento psicossocial – a autonomia – investigando alguns dos fatores pessoais e contextuais que possam contribuir para uma melhor compreensão sobre esta dimensão do desenvolvimento dos estudantes de enfermagem. Participaram no presente estudo1029 estudantes que frequentavam os quatro anos do Curso de Licenciatura de Enfermagem, sendo 85.5% do sexo feminino e 14.7% do sexo masculino. A média de idades foi de 20.8 anos (DP=3.34). Os resultados sugerem que os estudantes tendem a revelar um sentimento de pertença e integração na instituição por eles frequentada e perceber o ambiente institucional como estimulante, ainda que, neste estudo, sobressaia um envolvimento especialmente virado às atividades que mais se relacionam com os estudos especificamente do curso e menos com as extracurriculares.

Keywords : Autonomia; Desenvolvimento; Motivação; Interações; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )