SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: O QUE NOS DIZ A LITERATURA?SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERREIRA, Maria Augusta; FERREIRA, António Gomes  e  FERREIRA, Joaquim Armando. PERCEÇÃO DE GANHOS DE AUTONOMIA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e33. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14703.

O ensino superior não deve ignorar que deve pensar-se como integrando um sistema educativo e que, como tal, deve abarcar um amplo conjunto de aspetos que influenciam não só o desenvolvimento pessoal e social do aluno mas, também, o desenvolvimento global da sociedade, que obviamente, depende dos conhecimentos científicos e técnicos mas igualmente da qualidade do desenvolvimento psicossocial dos que frequentam as instituições universitárias ou equivalentes. A presente investigação pretende dar um contributo para a compreensão de uma das dimensões do desenvolvimento psicossocial – a autonomia – investigando alguns dos fatores pessoais e contextuais que possam contribuir para uma melhor compreensão sobre esta dimensão do desenvolvimento dos estudantes de enfermagem. Participaram no presente estudo1029 estudantes que frequentavam os quatro anos do Curso de Licenciatura de Enfermagem, sendo 85.5% do sexo feminino e 14.7% do sexo masculino. A média de idades foi de 20.8 anos (DP=3.34). Os resultados sugerem que os estudantes tendem a revelar um sentimento de pertença e integração na instituição por eles frequentada e perceber o ambiente institucional como estimulante, ainda que, neste estudo, sobressaia um envolvimento especialmente virado às atividades que mais se relacionam com os estudos especificamente do curso e menos com as extracurriculares.

Palavras-chave : Autonomia; Desenvolvimento; Motivação; Interações; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )