SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63PERCEÇÃO DE GANHOS DE AUTONOMIA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEMESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OSTI, Andreia; ALMEIDA, Leandro S.; CHICO, Beatriz Marsili  e  OLIVEIRA, Vinicius de. SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e34. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14704.

O artigo descreve a construção de uma escala de satisfação acadêmica. Participaram 267 estudantes universitários, repartidos por Brasil e Portugal, com idades entre 18 e 45 anos. O Questionário de Satisfação Acadêmica, em processo de construção e validação pelos autores, integra seis dimensões de satisfação: Recursos Econômicos, Carreira e Emprego Futuro, Qualidade do Ensino e Relacionamento com os Professores, Relacionamento Interpessoal com Colegas, Aprendizagem e Rendimento acadêmico e Qualidade dos Equipamentos e Serviços da Instituição de Ensino. Os resultados indicam que alguns itens convergem nos dois países, principalmente em relação a satisfação e insatisfação acadêmica, o que indica resultados satisfatórios, passíveis de serem partilhados com a comunidade de investigadores e de aplicabilidade da escala nos dois países. Pretende-se, com esse instrumento, contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, tendo em vista identificar os fatores que afetam o sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes, e, desse modo, apoiar a implementação de práticas institucionais que promovam a implicação e a satisfação acadêmicas dos estudantes na sua formação superior.

Palavras-chave : Ensino Superior; Satisfação; Desempenho Acadêmico; Avaliação; Bem-estar Psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )