SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃOADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INVENTÁRIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BORUCHOVITCH, Evely; GOES, Natália Moraes; ACEE, Taylor W.  e  FELICORI, Carolina Moreira. ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e35. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14683.

Esta investigação faz parte de uma pesquisa em andamento realizada em intercâmbio interinstitucional com várias universidades no Brasil, uma nos Estados Unidos e uma em Portugal. Seus principais objetivos são identificar as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários brasileiros de uma instituição pública de ensino do estado de São Paulo e analisá-las em relação às variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica dos estudantes. O estudo incluiu 163 estudantes universitários matriculados em programas de formação de professores. Os dados foram coletados com o Inventário de Estratégias de Aprendizagem e Estudo (LASSI – 3ª edição) – traduzido e adaptado para uso no Brasil – e um questionário sociodemográfico. Procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais foram empregados para a análise dos dados. Os alunos responderam à pesquisa na Plataforma Autorregular desenvolvida para a pesquisa. No geral, os alunos relataram usar uma gama de estratégias de aprendizagem e estudo moderadamente, o que, na pontuação da escala LASSI, significa perto do ponto médio da escala de resposta de cinco pontos. Foram encontradas relações significativas entre as escalas LASSI e as variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica. Esperamos que os dados coletados no presente estudo possam contribuir para o aumento do conhecimento sobre fatores que promovem a aprendizagem autorregulada e capacitam os alunos para o sucesso no Ensino Superior no Brasil.

Palavras-chave : Autorregulação da Aprendizagem; Estudantes Universitários; Estratégias de Aprendizagem; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )