SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ESTRATEGIAS DE ESTUDIOS Y APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES BRASILEÑOS EN CURSOS DE FORMACIÓN DE PROFESORESESTILOS INTELECTUALES, DESEMPEÑO Y ADAPTACIÓN A LA PLANIFICACIÓN DE CARRERA EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOARES, Adriana Benevides; MOURAO, Luciana  y  MONTEIRO, Marcia Cristina. ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INVENTÁRIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e36. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14680.

A resolução de problemas sociais é um processo cognitivo-comportamental em que o indivíduo aprende comportamentos efetivos, com maior chance de selecionar os mais eficazes e de avaliar e compreender as implicações de cada ação. Este estudo teve o objetivo de adaptar e validar o Inventário de Resolução de Problemas Sociais e avaliar a relação com a Escala de Modos de Enfrentamento. Participaram 600 estudantes em duas amostras: uma com 381 e outra com 219, de ambos os sexos, idades e cursos de graduação variados. Os resultados apontaram uma estrutura fatorial de três dimensões e 16 itens para a Escala de Resolução de Problemas para Universitários e uma associação positiva com a Escala de Modos de Enfrentamento. O estudo contribui para a identificação de perfis dos universitários brasileiros no processo de enfrentamento de problemas. Sugere-se que a escala seja aplicada em outras amostras, especialmente em estudantes com baixo rendimento escolar e histórico de evasão.

Palabras clave : Resolução de Problemas Sociais; Estudante Universitário; Avaliação Psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )