SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ADAPTACIÓN Y VALIDACIÓN DEL INVENTARIO DE RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS SOCIALES PARA ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SUPERIOREL PERFIL DE LOS ESTUDIANTES DE POSGRADO COMO ELEMENTO PARA PENSAR EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES EN INGENIERÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de  y  INACIO, Amanda Lays Monteiro. ESTILOS INTELECTUAIS, DESEMPENHO E ADAPTAÇÃO AO PLANEJAMENTO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e37. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14681.

A presente pesquisa objetivou analisar os estilos intelectuais, o desempenho acadêmico e a adaptação ao planejamento de carreira de estudantes do ensino superior e averiguar se os estilos intelectuais podem prever essas variáveis. Participaram 316 universitários de três estados do Brasil (média de idade [MIdade] = 22,2; desvio padrão [DP] = 4,7) que responderam coletivamente ao Inventário de Estilos Intelectuais e à subescala Adaptação ao Planejamento de Carreira do Questionário de Adaptação Acadêmica do Ensino Superior. As médias de desempenho foram obtidas nas secretarias de graduação das universidades, somente dos alunos que consentiram informá-las. Os resultados indicaram a existência de correlações positivas e significativas entre as variáveis, bem como alguns dos estilos intelectuais da amostra pesquisada puderam prever a adaptação ao planejamento de carreira e o desempenho acadêmico. Também foi observado que a adaptação ao planejamento da carreira pode prever, em certa medida, o desempenho dos estudantes do ensino superior. Os resultados são discutidos em vias de suas implicações psicoeducacionais com base na literatura científica.

Palabras clave : Avaliação Psicoeducacional; Adaptação Acadêmica; Ensino Superior; Estilos Intelectuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )