Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
OLIVEIRA, Katya Luciane de e INACIO, Amanda Lays Monteiro. ESTILOS INTELECTUAIS, DESEMPENHO E ADAPTAÇÃO AO PLANEJAMENTO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e37. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14681.
A presente pesquisa objetivou analisar os estilos intelectuais, o desempenho acadêmico e a adaptação ao planejamento de carreira de estudantes do ensino superior e averiguar se os estilos intelectuais podem prever essas variáveis. Participaram 316 universitários de três estados do Brasil (média de idade [MIdade] = 22,2; desvio padrão [DP] = 4,7) que responderam coletivamente ao Inventário de Estilos Intelectuais e à subescala Adaptação ao Planejamento de Carreira do Questionário de Adaptação Acadêmica do Ensino Superior. As médias de desempenho foram obtidas nas secretarias de graduação das universidades, somente dos alunos que consentiram informá-las. Os resultados indicaram a existência de correlações positivas e significativas entre as variáveis, bem como alguns dos estilos intelectuais da amostra pesquisada puderam prever a adaptação ao planejamento de carreira e o desempenho acadêmico. Também foi observado que a adaptação ao planejamento da carreira pode prever, em certa medida, o desempenho dos estudantes do ensino superior. Os resultados são discutidos em vias de suas implicações psicoeducacionais com base na literatura científica.
Palavras-chave : Avaliação Psicoeducacional; Adaptação Acadêmica; Ensino Superior; Estilos Intelectuais.