SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63INTELLECTUAL STYLES, PERFORMANCE AND ADAPTATION TO CAREER PLANNING IN HIGHER EDUCATIONTHE ROLE OF ACADEMIC ADAPTATION ON LEARNING MOTIVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MATOS, Mayara da Mota  and  IAOCHITE, Roberto Tadeu. O PERFIL DO PÓS-GRADUANDO COMO ELEMENTO PARA SE PENSAR A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM ENGENHARIA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e38. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14684.

Por meio da aplicação on-line de um questionário sociodemográfico, realizou-se um estudo exploratório de natureza quantitativa cujos objetivos foram identificar e descrever o perfil de pós-graduandos em Engenharia visando a se conhecerem características pessoais e acadêmicas e relacioná-las com os processos de formação docente para o ensino superior realizados durante o curso. Participaram 340 pós-graduandos de instituições públicas do Sul e do Sudeste do país. Encontrou-se que mais da metade dos participantes tinha menos de 30 anos, sendo a maioria do sexo masculino e que, do total: a) 297 se graduaram em cursos de bacharelado; b) 45,6% não tinham qualquer tipo de experiência com a docência; e c) 85,9% pretendiam ser professores do ensino superior. Entende-se que os resultados encontrados subsidiam discussões sobre a preparação para a docência oferecida aos pós-graduandos, visto que o conhecimento sobre o perfil do discente pode ser utilizado para aproximar a realidade dos cursos às necessidades de seus alunos, com vistas à formação de docentes mais bem preparados.

Keywords : Pós-graduação; Engenharia; Formação Docente; Ensino Superior; Estágio Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )