SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63THE PROFILE OF THE GRADUATE STUDENT AS AN ELEMENT TO THINK ABOUT THE ENGINEERING’S TEACHER TRAININGSTUDY SKILLS AND ACADEMIC ADAPTATION – CORRELATIONAL STUDY AMONG MEASURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERRAZ, Adriana Satico; LIMA, Thatiana Helena de  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O PAPEL DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e39. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14692.

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a adaptação acadêmica e a motivação para aprendizagem (metas de realização), bem como as diferenças desses construtos quanto ao sexo, ao momento do curso e ao tipo de instituição de ensino. Participaram desta pesquisa 236 estudantes de universidades públicas e particulares (Midade = 23,61; desvio padrão [DP] = 5,499), sendo a maioria do sexo feminino (n = 176). Os estudantes responderam, por meio dos Formulários Google, ao Questionário de Adaptação Acadêmica ao Ensino Superior e à Escala de Motivação para Aprendizagem de Universitários. Os resultados indicaram relações em nível correlacional e preditivo entre a adaptação pessoal-emocional e o estudo com as metas de realização. Não houve diferenciação na adaptação acadêmica entre os sexos. Os estudantes das instituições privadas e os ingressantes eram mais adaptados ao estudo. As mulheres, os estudantes de universidades públicas e aqueles que estavam no meio do curso apresentaram um perfil motivacional pela meta performance-aproximação. Esses resultados podem ser utilizados na fundamentação de programas de intervenção para a promoção da adaptação acadêmica e para elevar a qualidade motivacional dos estudantes.

Keywords : Adaptação Acadêmica; Metas de Realização; Avaliação Psicoeducacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )