SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EDUCACIÓN INTERPROFESIONAL EN SALUD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA EXPERIENCIA BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CASADONTE, Andréa  y  OLIVEIRA, Renata Telha Ferreira de. GESTÃO DEMOCRÁTICA: MICROPOLÍTICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e01. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13760.

O presente artigo propõe abordar algumas reflexões e tensões sobre a relação entre gestão democrática escolar e a produção de micropolíticas. Para isso relata aspectos observados em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro e traça alguns deslocamentos sobre o “conceito de gestão democrática”, baseando-se no ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992). O intuito é ecoar como os arranjos políticos e o funcionamento das micropolíticas fazem emergir arenas de disputas internas e até mesmo a ambivalência da noção de gestão democrática. Trazer a escola para este texto ajuda-nos a pensar sobre diferentes aspectos da micropolítica no contexto da prática: o funcionamento das disputas políticas que constituem o processo de gestão na unidade escolar, dos quais emergem negociações e conflitos, evidenciando não só as relações de poder em que se dão.

Palabras clave : Gestão Democrática; Micropolíticas; Contexto da Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )