SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64GESTIÓN DEMOCRÁTICA: MICROPOLÍTICAS EN UNA ESCUELA MUNICIPAL DE RIO DE JANEIROLA INCLUSIÓN ESCOLAR DEL ALUMNO CON PARÁLISIS CEREBRAL: LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PETERMANN, Xavéle Braatz  y  MIOLO, Silvana Basso. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e02. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14608.

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre educação interprofissional em saúde no Brasil no contexto do ensino superior. Para isso realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura. Foram considerados estudos nacionais, com texto em línguas portuguesa, espanhola e inglesa, publicados de 2004 a 2020 nas bases de dados SciELO e LILACS, sendo incluídos nesse estudo de revisão integrativa 16 artigos. Os resultados foram avaliados pela técnica da análise temática. As categorias que denotaram a produção científica sobre educação interprofissional no ensino superior no Brasil compreenderam a educação interprofissional como meio para a troca de saberes, como espaço de reflexão e como elemento para o cuidado integral. Os resultados encontrados retrataram a importância da educação interprofissional no contexto analisado, com impacto positivo sobre o processo de ensino-aprendizagem na educação superior em saúde e, consequentemente, sobre a qualidade da atenção prestada na assistência à saúde.

Palabras clave : Educação Interprofissional; Aprendizado Colaborativo; Educação Superior; Saúde; Revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )