SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64EDUCACIÓN INTERPROFESIONAL EN SALUD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA EXPERIENCIA BRASILEÑAEVASIÓN DEL CURSO DE POSTGRADO EN GESTIÓN DE NEGOCIOS DE UNA UNIVERSIDAD CORPORATIVA: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES/EMPLEADOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; RAMOS, Andresa da Luz; OLIVEIRA, Francisco Pereira de  y  VIEIRA, Norma Cristina. A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e03. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14305.

A presente pesquisa visa compreender a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolardo aluno com paralisia cerebral. Participaram da pesquisa seis professores do ensino fundamental de uma turma do 8º ano que tinha uma aluna com paralisia cerebral. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada. Nos resultados, os participantes indicaram desconhecer o Projeto Político Pedagógico/currículo e sua articulação com práticas inclusivas. Além disso, eles têm pouca compreensão das características da paralisia cerebral, assim como apresentam dificuldades no planejamento e na prática pedagógica inclusiva para alunos público-alvo da educação especial, principalmente na aplicação de metodologias; eles implementam poucas flexibilizações curriculares, justificando-as em função do reduzido preparo profissional para atuar com a aluna com paralisia cerebral e a falta de material adequado. Conclui-se que, apesar do avanço no aspecto legal da educação inclusiva, há um conjunto de barreiras para que se efetive uma política educacional inclusiva de qualidade em turmas com portadores de paralisia cerebral, o que dificulta o processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida aluna.

Palabras clave : Inclusão Educacional; Aluno com Paralisia Cerebral; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )