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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PEREIRA, Marcelo Almeida de Camargo; ROSA, Luciane de Fátima Giroto  y  FELICETTI, Vera Lucia. EVASÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA: PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE/EMPREGADO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e04. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13813.

A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino, torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso. Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores.

Palabras clave : Pós-graduação; Estudante Trabalhador; Mídias Digitais; Evasão; Ensino a Distância.

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