SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64ARQUITECTÓNICA EN “UM DIA, UM RIO”TENDENCIAS DE LA ENSEÑANZA DE LITERATURA EN EL LIBRO DIDÁCTICO DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MARCHESONI, Laís Bastos  y  SHIMAZAKI, Elsa Midori. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EXPLORARANDO CONCEITOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e07. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14368.

Ao identificarmos a necessidade de pesquisar conceitos de letramento e alfabetização, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo de compreendê-los por meio de diversos autores que discutem e investigam sobre tais processos. Para atender ao objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Compreender conceitos de alfabetização e letramento e a relação entre eles é imprescindível para que se possam construir práticas efetivas de leitura e escrita. Este estudo permitiu a constatação de que alfabetização e letramento são processos distintos, porém indissociáveis. Concluímos que ser alfabetizado vai além do simples conhecimento sobre o código linguístico, ou seja, não basta apenas conhecer as letras do alfabeto. Saber decodificar algumas palavras ou frases não é suficiente para ter domínio do uso da língua escrita. Constatamos que ser alfabetizado ultrapassa um simples conhecimento sobre as letras e, por fim, verificamos que, em uma sociedade com a cultura letrada, como a atual, mais que alfabetizados, os indivíduos precisam ser letrados, ou seja, ademais de terem domínio da leitura e da escrita, precisam utilizá-las em seu cotidiano, dando-lhes significado social.

Palabras clave : Alfabetização; Letramento; Conceitos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )