SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64ALFABETIZACIÓN Y LETRAMENTO: EXPLORANDO CONCEPTOSDE ESTUDIANTE A PROFESOR: PERCEPCIONES SOBRE LAS CLASES DE LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PAYAO, Giovana Tavernari  y  ANNIBAL, Sérgio Fabiano. TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e08. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13791.

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre representações literárias e seus desdobramentos em comandas de ensino nos livros didáticos Novas Palavras (AMARAL, 2013) e Português: Linguagens (CEREJA, MAGALHÃES, 2013), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referentes ao primeiro ano do Ensino Médio, durante o triênio 2015-2017. Durante a investigação, pautada em análise documental, os textos literários na íntegra, os excertos literários e as comandas para o ensino de literatura desses livros foram catalogados e organizados, a fim de se estabelecerem as tendências pedagógicas e literárias do ensino de literatura. Foram considerados também os gêneros literários, textuais e discursivos presentes no corpus, bem como os descritores/impulsionadores de ação das comandas para o ensino de literatura nesses livros didáticos. A partir da análise realizada, percebe-se, ainda, a presença da tendência pedagógica liberal tecnicista e da abordagem tradicional, bem como um viés estruturalista do conteúdo literário.

Palabras clave : Formação de Professores; Livro Didático; Ensino de Literatura; Tendências Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )